10/05/2010

Greve suspende atividades na justiça federal

“PCS-Já!” Era esse o grito de ordem dos funcionários do Judiciário Federal no Piauí, reunidos hoje, em frente ao prédio do TRE, no primeiro dia de manifestação de greve. Com uma boa adesão dos trabalhadores da Justiça Federal e Eleitoral, o comando grevista se prepara para garantir uma forte participação dos servidores do TRT.

Nesta terça (11) a categoria vai se reunir novamente em frente ao TRE, por achar a mobilização na Justiça Eleitoral de grande importância no ano de eleições.

O movimento grevista em todo o país se deve à demora na votação do projeto de revisão salarial dos servidores do Judiciário, tramitando no congresso desde 2009. O projeto, que estava na pauta da discussão na primeira comissão da Câmara, no dia 28 de abril, foi retirado às pressas pelo relator (Deputado Sabino Castelo Branco), que diz ter sofrido pressão do governo.

Com apenas dois meses antes do recesso do Congresso Nacional, os trabalhadores do Judiciário tentam pressionar os deputados para que votem a reposição salarial dos servidores, evitando que ela só aconteça em 2011.

Atendimento ao Público suspenso na Justiça Federal

Seguindo as orientações da cartilha de greve dos servidores, garantida pela constituição e regulamentada pelos mandados de injunção do STF, o comando de greve do Sintrajufe-PI visitou as direções do Tribunais para negociar o percentual de funcionamento dos serviços.

Na Justiça Federal o atendimento ao público foi suspenso, mantendo apenas o plantão judiciário para as causas mais urgentes. “Nós vamos fazer só o que for de mais urgente, porque o Governo tem que saber que o nosso trabalho também é importante e que deve ser valorizado”, relata Madalena Nunes, diretora de Assuntos Jurídicos do Sintrajufe-PI.

PL 6613/09 poderá entrar em pauta nesta quarta

De acordo com informações da Fenajufe, o projeto de revisão salarial dos servidores poderá entrar em discussão na quarta.-feira (12) A Federação orienta que cada sindicato envie um representante para fazer parte do comando de greve nacional para pressionar a votação favorável do projeto.

Já o PL 549/09, que limita os gastos com o funcionalismo público até 2019 deve ser votado na próxima semana, conforme informou o deputado Luiz Carlos Busato [PTB-RS], relator do projeto na Comissão de Trabalho.

Debates

O Sintrajufe-PI resolveu convidar alguns especialistas para promover debates sobre diversos assuntos. Além dos problemas relacionados à categoria, o SIntrajufe-PI acredita que é importante debater sobre problemas que englobem a sociedade em geral, já aproveitando o momento de concentração para fazer várias reflexões. Para esta terça (11), já está confirmado o nome do ambientalista Judson Barros que participará da concentração dos servidores, a ser realizada em frente ao TRE ? sede, a partir das 9h.

Nenhum comentário: