Radicais do PT cobram apoio da sigla a Antônio José Medeiro
A chamada ala radical do PT no Piauí entregou nesta segunda-feira ao presidente regional do partido, deputado estadual Fábio Novo, uma carta cobrando a defesa da candidatura de Antônio José Medeiros a cabeça da chapa da base aliada na corrida pela sucessão governamental.
O documento, que pressiona o diretório petista a não permitir que a sigla abdique da candidatura própria, foi entregue pelo deputado federal Nazareno Fonteles, um dos principais oponentes à indicação do petebista João Vicente Claudino como candidato da base.
De acordo com a carta, “considerando a atual conjuntura política, as últimas reuniões de lideranças políticas do PT e o anúncio na imprensa local de que o governador Wellington Dias pode anunciar um candidato de outro partido”, os petistas solicitam que a Comissão Executiva Estadual execute as deliberações do diretório estadual.
“Precisamos de um entendimento, da oficialização através de reunião com a executiva estadual. A opinião do governador não é a opinião do PT”, argumentou Nazareno Fonteles. “Mesmo com desgaste, exposição, o PT tem de defender um candidato que tenha respaldo político”, destacando que o PT com dois mandatos de governador e grande popularidade não pode abrir mão de ter candidato. “O diretório do Partido dos Trabalhadores no Piauí deve seguir as orientações da direção nacional do PT. O partido defende uma candidatura própria ao governo do Estado do Piauí”, argumentou o petista.
Nazareno destacou ainda que, apesar do fraco desempenho nas pesquisas de intenção de voto, Antônio José Medeiros possui condições de aglutinar partidos da base aliada e engajamento ao projeto político do Governo do Estado. Em tom de tranqüilidade, o presidente do PT disse que é natural a defesa da candidatura de Antônio José Medeiros por parte dos petistas. “Em 2008 (quando foi candidato a prefeito de Teresina) tive o apoio de grande parte da base aliada, inclusive do PMDB. O Antônio José tem total condição de reunir essa base também”, acrescentou.
Ataques
Em entrevista concedida nesta manhã, a um programa de TV local, o deputado Nazareno Fonteles foi duro ao criticar a pré-candidatura ao Governo do Estado do senador João Vicente Claudino (PTB). “É intragável essa candidatura, 80% dos militantes do PT não tem intenção de apoiar o senador. Nosso projeto é fortalecer os pequenos e não os ricos”, comentou. Na avaliação de Nazareno, o apoio a João Vicente Claudino vai no sentido contrário à ideologia do partido.
"O PT tem uma história de luta pelos menos favorecidos. Não teria sentido o PT apoiar um candidato rico, empresário, e que pertence a outro partido. Isso colocaria em risco projetos sociais como o Prouni, o Bolsa-Família, além de outras conquistas da classe trabalhadora". O petista foi além, e afirmou preferir ser expulso do PT a ter de votar no pré-candidato petebista. "Estou disposto a tudo. Vou entregar uma carta ao PT cobrando que seja cumprido o estatuto do partido".

Nenhum comentário:
Postar um comentário