09/03/2010


Conlutas e PSTU realizam debate de Cem Anos de Luta Mulher no Piauí

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e as mulheres do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizaram nesse dia 8/03, segunda, um debate sobre os cem anos de luta das mulheres trabalhadores contra o machismo, a exploração e pelo socialismo.

O debate que aconteceu no auditório do Museu do Piauí, no centro da cidade, às 16h30, foi precedido de um pedágio e uma panfletagem na porta principal do IFPI (antigo Cefet) em Teresina, como forma de arrecadar finanças para a Campanha de Solidariedade ao Haiti que a Conlutas vem desenvolvendo nacionalmente.

Para as militantes da Conlutas e do PSTU, tanto o pedágio como o debate foi mais uma vitória das mulheres socialistas ao preconceito machista que reina em nossos movimentos sociais. "Poucas entidades se dispõem a realizar debates sobre esse tema, pois vão de encontro aos egos machistas que reinam, infelizmente, em nossos movimentos", disse Leticia Campos, dirigente da Conlutas estadual no Piauí.

"Conseguimos reunir duas atividades do nosso calendário de lutas e, ao mesmo tempo, demos uma goleada em cima do ativismo preconceituoso, pueril e distante de nossa classe que são os eventos que a classe burguesa e a classe média realizam em relação ao dia 8 de março. Nossas vidas não são flores como querem passar esses eventos despolitizados; ainda temos direitos a conquistar", preconiza a dirigente do PSTU, Solimar Silva.

Nenhum comentário: