Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os correios, podem paralisar suas atividades a partir das 00h desta quinta-feira, 16 de setembro;
Uma assembléia será realizada às 19:00h de hoje,no pátio do edifício central dos Correios. Trinta e cinco sindicatos de todo o país estarão reunidos na referida assembléia.
Segundo o primeiro-secretário do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Jaílson Tavares, só um fato novo, na tarde de hoje, por parte da presidência da empresa, ou do Ministério das Comunicações, poderá anular a ocorrência de greve.
Isso porque, para que a greve adquira o caráter legal é necessário que 18, (50% +1), dos trinta e cinco sindicatos, façam adesão ao movimento grevista, e até a manhã de hoje, 17 sindicatos haviam sinalizado positivamente para o movimento.
Os servidores reivindicam uma campanha salarial para 2010, haja vista que o reajuste salarial previsto pela presidência é apenas para agosto de 2011. Os servidores reivindicam, também, devolução das percas salariais no ano de 2010, que, segundo o sindicato, totalizam 35%.
Além das questões salariais, os servidores também pedem a contratação de 30.000 funcionários, por meio de concurso público. Apesar de haver concurso previsto para novembro, o sindicato vê a posição da EBCT como “um golpe”, “é um golpe, pois, estão articulando um ‘ plano de contingência’. A empresa pretende a contratação de 10.000 funcionários terceirizados.O que é contraditório” Afirma Jaílson.
Os servidores também se manifestação em oposição à mudança da Empresa, de Empresa pública para Empresa de Sociedade Anônima.
Estima-se que, 80% dos carteiros piauienses parem suas atividades, caso se confirme o movimento grevista.
No Piauí, há 1.350 funcionários da EBCT.

Nenhum comentário:
Postar um comentário