12/06/2010

PARTICIPE DO PROTESTO CONTRA O
AUMENTO DAS PASSAGENS EM TERESINA!
PASSEATA NA TERÇA-FEIRA
DIA 15 DE JUNHO ÀS 08:00
CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA LIBERDADE (AO LADO DO CEFET)


Por que a passagem está tão cara
?

Isso acontece porque o transporte público é encarado como objeto de lucro dos empresários e não como um direito para toda a população.

Sempre alegam, depois de todo aumento de passagem, que o reajuste da
tarifa de ônibus é culpa do reajuste anual no salário de motoristas e cobradores, e mentem descaradamente ao apresentar uma planilha de custos falsa dizendo que o sistema de transporte só dá prejuízo – mesmo recebendo milhões do nosso dinheiro em isenção de impostos municipais todo ano.

Ônibus lotados, demora nas paradas e uma frota envelhecida que,
vez por outra, quebra. A situação é ainda mais terrível para quem depende de mais de uma linha de ônibus por dia ou para quem mora na periferia da cidade que tem que amargar todos os dias longas esperas. Toda essa situação no transporte dito “público” de Teresina serve ao lucro dos empresários do SETUT, que não investem nem a metade do que ganham na qualidade do serviço.

Como se tudo isso não bastasse, os donos das empresas de ônibus querem
enfiar “goela abaixo” o aumento da passagem para R$ 1,90, mesmo lucrando milhões. Com a total conivência da prefeitura, está sendo jogado nas costas dos estudantes e trabalhadores de Teresina o preço dos altíssimos lucros dos empresários do transporte.

A Luta pelo PASSE-LIVRE e a Municipalização dos transportes em Teresina!

A saída para acabar com a farra do aumento das tarifas, garantir
o passe-livre e boa qualidade no serviço é cassar as concessões do SETUT e a Prefeitura assumir todo o transporte urbano coletivo de Teresina, com a criação de uma empresa pública municipal . A municipalização do transporte deve ser feita sob o controle dos trabalhadores dos transportes e da população usuária desse serviço. A realização de licitação do transporte urbano de Teresina não resolve o problema. Isso só irá formalizar qual empresário deve permanecer nos explorando.

O prefeito Élmano Ferrer (PTB) poderia fazer isso hoje mesmo
se quisesse. Está previsto na Constituição que um serviço público quando é mal servido à população. o governo pode intervir. Mas o prefeito, aliado dos empresários, não fará isso. A menos que o nosso movimento o obrigue.

No Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Florianópolis e em muitas
outras cidades Brasil afora, o movimento estudantil conseguiu impedir o aumento das passagens e em muitos casos puderam ir além, conquistando o passe-livre para estudantes. Só a nossa mobilização poderá conseguir o
fim do aumento da passagem e o passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados.

Nenhum comentário: