14/05/2008

Mais uma greve se avizinha: a dos funcionários da uespi

O sindicato dos trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí podem entrar em greve a partir da próxima sexta feira. A categoria está organizando uma assembléia para o dia 16, cuja pauta de discussão é definir uma forma de mobilizar a classe para que suas reivindicações feitas ao governo do estado sejam atendidas.

Segundo Marcilio Costa (foto), Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí – Sintuespi, caso as solicitações e o sindicato não for atendido, há uma possibilidade de greve do quadro técnico administrativo da UESPI.

De acordo com o presidente da Sintuespi, a classe encaminhou um pedido de audiência com a reitora da UESPI Valéria Madeira há 15 dias, mas os servidores não foram atendidos. Da mesma forma o sindicato procurou a Secretária de Administração Regina Sousa, que também se negou a receber a categoria.

Hoje a UESPI tem aproximadamente 300 funcionários efetivos no quadro técnico administrativo. O sindicato diz que desde 2004 a classe está sem reajuste salarial. Os salários são de 800 reais para o nível superior, 480 reais para nível médio e o salário mínimo para nível fundamental.

A proposta feita pelo governo Estadual aos reajustes salariais foi de 5 %, do qual a categoria recusa. Marcilio José disse que nas reivindicações a categoria faz um comparativo com os salários da Universidade Federal, que a remuneração chega a ser 1.500 reais.

Na pauta de reivindicação ainda existe a clausula de complemento salarial imediata, que seria o auxilio alimentar e gratificação, como também uma elaboração do plano de cargos e salários para os técnicos administrativos.

Caso a categoria vá aderir à greve, a Universidade Estadual campus Torquato Neto terá mais de mil profissionais com atividades paralisadas, logo que os professores do campus também estão em greve.

Nenhum comentário: