30/01/2012

Movimento #contraoaumento quer adesão de estudantes secundaristas
Novos atos foram realizados nesta segunda-feira, mas as vias não foram interditadas

As entidades componentes do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público realizaram nesta segunda-feira, dia 30, novos atos em repúdio ao reajuste do valor da tarifa e ao modelo de integração do transporte coletivo da cidade.

Os participantes ficaram concentrados desde o início da tarde no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Rezende. Mas as vias foram interditadas apenas por alguns instantes.

O estudante Diego Barbosa, da Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel), afirma que a expectativa é que a adesão ao movimento aumentará a cada dia a partir desta segunda, tendo em vista que hoje ocorreu o início do ano letivo em boa parte das instituições de ensino das redes particular e pública.

Diego enfatiza que a reunião entre os representantes de algumas entidades estudantis e o prefeito Elmano Férrer (PTB), realizada há duas semanas, não contou com a participação nem foi aprovada pelo Fórum do Transporte Público, e que, por isso, os atos #contraoaumento continuarão a acontecer. "Todas as entidades que participaram do encontro com o prefeito possuem alguma ligação com a Prefeitura de Teresina ou com o Governo do Estado. Por isso, os representantes dessas entidades apenas avalizaram a posição da prefeitura. Não houve avanço algum", critica Diego.

Estudantes interditam Avenida Frei Serafim no sentido Centro - Leste (Fotos: Elias Fontinele)

Hoje pela manhã os representantes do Fórum visitaram algumas escolas de nível médio do Centro da cidade para convocar os alunos a participarem dos atos.

O estudante Leonardo Maia, que também integra a ANEL, afirmou que na próxima semana haverá uma mobilização nacional em apoio aos movimentos que reivindicam melhorias no transporte público. Manifestações semelhantes às realizadas em Teresina têm se repetido em outras capitais do País, como Recife (PE), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e João Pessoa (PB).

Leonardo participou, neste fim de semana, do Fórum Social Temático, realizado na capital gaúcha. Na ocasião, ele e outros representantes de entidades estudantis de diversos Estados reuniram-se para discutir medidas para fortalecer os movimentos.

De acordo com o estudante, na próxima semana também acontecerá o lançamento de um manifesto nacional por meio do qual será exigida a redução das tarifas do transporte público e em repúdio às ações das Polícias Militares, consideradas truculentas pelos organizadores dos movimentos. "Com esse manifesto nós queremos, também, exigir da presidente Dilma Rousseff uma atenção maior à questão do transporte coletivo", disse Leonardo Maia.

O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público reivindica a redução do valor da tarifa para R$ 1,75, a integração imediata de todas as linhas de ônibus da capital, a expansão e melhoria do sistema, além do passe livre para estudantes e desempregados.

Manifestantes fizeram passageiros entrar pela porta de trás dos ônibus

Nenhum comentário: