17/01/2011

Desponta a primeira greve no governo Wilson Martins no Estado do Piauí
Servidores(as) do DER aprovam greve por tempo indeterminado

Por Jéssica Monteiro



Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (17), os servidores do DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagens) decidiram parar totalmente as atividades. A greve é uma tentativa de abrir um canal de comunicação com o governador. Em protesto, os funcionários realizaram também uma passeata até o Palácio de Karnak, sede do governo do Estado.

Os trabalhadores reivindicam, desde dezembro, a decisão do governo de adequar os salários dos funcionários ao plano geral dos servidores do Estado. Dessa maneira, pessoas que antes ganhavam até R$ 4.900,00, passaram a ganhar R$ 893,00.

Fátima Ferreira, engenheira do DER há 26 anos, explica que é impossível sobreviver com esse vencimento, já que as pessoas programam suas contas a partir do que ganham. De acordo com Fátima, a desembargadora Rosimar Leite negou a liminar do DER para retornar aos pagamentos anteriores alegando que se tratava de aumento salarial.

A assessoria de imprensa do DER informou que desde segunda-feira (10) os servidores iniciaram uma greve branca, realizando apenas serviços essenciais. Como o governo não se manifestou sobre as reivindicações da categoria, os servidores optaram então por uma paralisação total de seus serviços por tempo indeterminado.

Nenhum comentário: