Servidores do Judiciário fazem "Apagão" na manhã de hoje
Na manhã desta quarta-feira, dia 4, foi deflagrado o "Apagão do Judiciário", manifestação através da qual os servidores do Judiciário Federal no Piauí paralisaram todas as atividades no Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral e na Justiça Federal, das 9 até às 12 horas.
Essa mobilização tem abrangência e faz parte do calendário de manifestações da categoria dos servidores judiciários federais para este segundo semestre, com vistas a aprovar o projeto de revisão salarial que já tramita desde dezembro do ano passado no Congresso Nacional, mas até agora só passou pela primeira comissão, pois, segundo os servidores, há um desinteresse de boa parte dos parlamentares em aprovar a matéria. Segundo eles, o presidente Lula mobilizou sua bancada no Poder Legislativo para evitar a implantação do projeto este ano, deixando o encargo para o próximo presidente.
No semestre passado a categoria permaneceu 60 dias em greve no Estado, acompanhando o movimento em todo o Brasil. Os servidores observam que, apesar de o Congresso ter competência legal para votar e aprovar o projeto, os deputados alegam que só colocarão a revisão em pauta após haver um acordo entre o presidente Lula e o ministro do STF, Cezar Peluso. Mesmo com mais de dois meses de greve em todo o país, o presidente Lula se recusa a fazer a implementação do reajuste em seu mandato, acrescentam.
![](http://www.sistemaodia.com/userfiles/greve1%281%29.jpg)
No último domingo, 1º de agosto, o Sintrajufe-Pi (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí) participou da reunião ampliada da diretoria da Fenajufe, realizada em Brasília, discutindo o calendário de mobilizações do semestre. Além do Apagão desta quarta, a categoria indicou um Dia Nacional de Lutas com paralisações, atos públicos e outros tipos de mobilização, com as atividades concentradas nos TREs em função do calendário eleitoral. Os delegados também aprovaram o Dia Nacional de Mobilização no dia 2 de setembro e o indicativo de retomada da greve por tempo indeterminado a 1ª quinzena de setembro.
Segundo o diretor administrativo financeiro do Sintrajufe-PI, Valter Braga, o primeiro dia de manifestações é hoje, dentro do calendário de paralisações. "A nossa luta é básica é prioritariamente na reestruturação de todos os cargos. A questão salarial é o segundo ponto importante, mas o mais importante é essa reestruturação, que consiste em fazer uma diferenciação das atividades, porque hoje as funções estão muito semelhantes, mesmo tendo cargos diferentes. Dessa forma, o próprio salário é atingido com isso. Hoje temos uma diferenciação salarial do Poder Judiciário e do Poder Executivo em cargos semelhantes de 100%. Então nossa luta também é para conseguir algo mais equiparado ao próprio Poder Executivo, que o governo Lula já tratou de diferenciar todos os cargos", explica Valter Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário