17/05/2010

Jornal aponta metrô de Teresina como o mais ineficiente do país
Reportagem da Folha de São Paulo foi publicada um dia antes da expansão do metrô completar dois meses.

Uma polêmica envolve o metrô de Teresina na véspera em que se completa 2 meses de sua reinauguração. Uma notícia veiculada, a nível nacional pelo jornal Folha de São Paulo, mostra o sistema de transporte metropolitano do Estado como o mais ineficiente do Brasil, por levar a menor quantidade de passageiros de todas as capitais.



Segundo o relato, assinado pelos jornalistas Paulo Peixoto e Matheus Magenta, apenas 1,6% da população teresinense (superior a 800 mil habitantes) utiliza o metrô como transporte. A notícia diz ainda que, recentemente, a obra de revitalização do mesmo foi incluída em lista do Tribunal de Contas da União com o selo "recomendação de paralisação".

A notícia repercutia sobre a pouca utilização do transporte metropolitano no Brasil e apresenta os seguintes dados: “metrôs do país transportam só 11% da população”; “Presentes em 6 capitais, sistemas ‘colecionam’ casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente”, “o índice só não é mais baixo por causa de SP, onde transporte atende 30% dos paulistanos”.

"Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado. Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.", diz um trecho da reportagem que fala da capital do Piauí.

Nenhum comentário: