Jornal aponta metrô de Teresina como o mais ineficiente do país
Reportagem da Folha de São Paulo foi publicada um dia antes da expansão do metrô completar dois meses.
Reportagem da Folha de São Paulo foi publicada um dia antes da expansão do metrô completar dois meses.
Uma polêmica envolve o metrô de Teresina na véspera em que se completa 2 meses de sua reinauguração. Uma notícia veiculada, a nível nacional pelo jornal Folha de São Paulo, mostra o sistema de transporte metropolitano do Estado como o mais ineficiente do Brasil, por levar a menor quantidade de passageiros de todas as capitais.

Segundo o relato, assinado pelos jornalistas Paulo Peixoto e Matheus Magenta, apenas 1,6% da população teresinense (superior a 800 mil habitantes) utiliza o metrô como transporte. A notícia diz ainda que, recentemente, a obra de revitalização do mesmo foi incluída em lista do Tribunal de Contas da União com o selo "recomendação de paralisação".
A notícia repercutia sobre a pouca utilização do transporte metropolitano no Brasil e apresenta os seguintes dados: “metrôs do país transportam só 11% da população”; “Presentes em 6 capitais, sistemas ‘colecionam’ casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente”, “o índice só não é mais baixo por causa de SP, onde transporte atende 30% dos paulistanos”.
"Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado. Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.", diz um trecho da reportagem que fala da capital do Piauí.


A notícia repercutia sobre a pouca utilização do transporte metropolitano no Brasil e apresenta os seguintes dados: “metrôs do país transportam só 11% da população”; “Presentes em 6 capitais, sistemas ‘colecionam’ casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente”, “o índice só não é mais baixo por causa de SP, onde transporte atende 30% dos paulistanos”.
"Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado. Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.", diz um trecho da reportagem que fala da capital do Piauí.

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