07/04/2010

Professores de Canto do Buriti fazem greve contra projeto de Lei
Segundo a categoria, medida vai retirar direitos. Mais de 180 professores da cidade estão parados.

Os professores municipais de Canto do Buriti deflagraram greve por tempo indeterminado na tarde de ontem (06). Segundo Iria Maria de Carvalho, presidente do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí), a classe protesta contra Projeto de Lei de autoria do prefeito Nilmar Valente de Figueiredo (PPS). Eles alegam que a medida vai retirar benefícios conseguidos pela categoria nos últimos anos.

O projeto será encaminhado à Câmara dos Vereadores e se aprovado deverá, de acordo com Iria Maria, retirar benefícios como a regência e o adicional dos professores que trabalham na zona rural. Os benefícios somam a quantia de R$ 166,00, sendo cada um equivalente a R$ 83,00.


Além disso, o projeto pretende aumentar a jornada de trabalho dos professores. “Nós trabalhamos 20 horas semanais, sendo 14 em sala de aula e seis com atividades extra-classe. O prefeito quer aumentar de 14 para 16 as horas trabalhadas dentro de sala”, informou.


A categoria reivindica ainda melhoria no sistema de transporte dos alunos e na qualidade da merenda escolar. De acordo com a presidente do Sinte no município, cerca de 95% dos professores já cruzaram os braços.

Iria Maria informou que já houve duas reuniões com o prefeito Nilmar Valente para que se chagasse a um acordo. “Ele já falou que o projeto não sofrerá alterações”, disse. Sexta-feira a categoria deverá se reunir novamente com o prefeito para uma nova rodada de negociações.

Pollyanna Carvalho (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: