21/06/2008

Agentes de saúde deflagram greve por tempo indeterminado

Foto: Acessepiauí

Categoria reivindica insalubridade e incentivo do SUS

Categoria reivindica insalubridade e incentivo do SUS

Os agentes de saúde de Teresina deflagaram greve a partir de sexta (20) por tempo indeterminado. Eles estão reivindicando o pagamento do incentivo do governo federal aos trabalhadores do SUS, no valor de R$ 81, além da insalubridade para os agentes que trabalham no Programa Saúde da Família – atualmente, apenas os agentes de endemias recebem o benefício.

Já aconteceram várias tentativas de negociação com a Prefeitura de Teresina e com a Fundação Municipal de Saúde, mas não houve nenhum avanço nas negociações. Após vários chás de cadeiras por parte da PMT e da FMS, os agentes resolveram ir para a ação direta, que é a greve.

Os agentes já haviam realizado, no dia 16 de maio, uma paralisação por 24 horas como forma de advertência. “Algumas reivindicações foram atendidas, como o fornecimento de protetor solar e do fardamento aos agentes, mas ainda faltam esses outros pontos”, declarou Solistício Melão.
O presidente do Sindserm informou que segunda-feira (23), às 8h, a categoria realizará concentração na Praça da Bandeira.

No encontro estadual da Conlutas, no Piauí, que se realizará no dia 21/06, às 9h, no auditório do Sindsjus, representantes dos agentes reivindicaram o apoio da entidade e receberam muito mais. As entidades ligadas à Conlutas local, como a adcesp, o sindsjus, sindcefet, sintuespi, andes-sn e tantos outros decidiram apoiar o movimento com suas presenças na assembléia de segunda, dia 23/06, e com o que puderem.

Nenhum comentário: