19/05/2008

Literatura

Livro desvenda mistério sobre a morte do motorista Gregório

O escritor Eneas Barros estará lançando esta semana o livro 'Parabélum'. A obra fala sobre o assassinato do motorista Gregório em 17 de outubro de 1927 e é fruto de um trabalho de pesquisa de cinco meses no arquivo público, arquivo do Tribunal de Justiça, no cemitério São José, e na cidade de Barras onde Gregório morava.

A capa do livro é uma entrevista que Florentino Cardoso, o assassino de Gregório, concedeu em 1975 ao jornal "O Estado".

Florentino Cardoso afirmou que matou Gregório em um momento de violenta emoção, nega que o tenha deixado sem comer e beber, afirmando que tudo não passou de cenários construídos pelo povo em cima do misticismo que envolve a morte do motorista Gregório.

A obra

'Parabélum' mistura realidade e ficção, como a na fuga de Florentino para o Ceará.Informações colhidas nas pesquisa dão conta de que após matar Gregório ele teria fugido a cavalo, mas Florentino chegou ao Ceará de carro, por isso o autor optou por criar um personagem que o acompanha em sua viagem.

O interesse de Eneas em escrever o livro surgiu em outubro de 2007, quando o crime completou 80 anos, uma de suas fontes foi a noiva de Gregório, Maria Tereza, que faleceu neste final de semana ao 103 anos, ela descreveu Gregório com um homem pacato, honesto e respeitado pelos que o conheciam, um homem incapaz de cometer um crime, como atropelar uma criança.

Lançamento
O livro 'Parabélum' será lançado na quarta-feira (21) na Casa da Cultura a partir das 19 horas e será comercializado na livraria Universitária e bancas de revistas ao preço de R$ 15.

Sobre o autor
Eneas Barros é economista e gerente de restaurante. Já lançou duas obras literárias: Piauí Terra Querdida, Em verdade vos digo e após o lançamento de 'Parabélum', ele lançará Macauã durante o Salipi (Salão do Livro do Piauí).

Nenhum comentário: