30/11/2007

O Brasil que ninguém vê

Duas pesquisas divulgadas ontem retratam o descalabro na educação básica dos brasileiros. A Folha e O Globo destacam a classificação feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) em que os alunos do Brasil ficaram em 52º lugar entre 57 países em testes de aprendizado de ciências. As provas realizadas com adolescentes de 15 anos revelam deficiências de vão da falta de laboratórios nas escolas e ausência de professores com formação em Biologia e Química ao fato de que um terço dos alunos do ensino médio no Brasil já repetiu de ano. O concurso (do qual não participaram Índia, China e África do Sul) coloca o Brasil logo atrás da Argentina e à frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Qatar e Quirguistão.


Uma segunda pesquisa, da Unesco, mostra que existem 15 milhões de adolescentes e adultos analfalbetos no Brasil. Isso significa que dois de cada cinco analfabetos da América Latina são brasileiros. À BBCBrasil, o coordenador do laboratório para avaliação de qualidade do ensino, Javier Murillo, disse que a repetição escolar (27% entre 1999-2005) é o principal problema na escolaridade dos brasileiros.

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