Petistas brigam por presidência de sindicato
O PT rachou ao se tratar da eleição do Sindicato dos Servidores Público Federais (Sinsep). Segundo o presidente da CUT, Batista Honório, os sindicatos estão se tornando extensão dos gabinetes dos deputados. Batista Honório está disputando a presidência do Sinsep e tenta esvaziar eleição marcada para segunda. O sindicalista reclama que a atual direção do Sinsep quer se perpetuar no poder e sofre muita ingerência externa.
Batista Honório informou que recebeu cópia da ata de reunião do Sinsep nodia 11, às 18 horas, marcando eleição para o dia 16, quando reza o estatuto que este prazo deveria ser de pelo menos 30 dias. Esta eleição já teve até decisão judicial, do juiz José Francisco Nascimento, da 6ª Vara Cível, no sentido de que o pleito se realize, focando o debate político e não jurídico. Ou seja, a disputa deve ser feita na base dos servidores.
O Piauí tem 15 mil servidores públicos federais, em 28 órgãos. O Sinsep tem 4.5 mil filiados e aptos a votar nesta eleição. Para a presidência do Sinsep concorrem duas chapas; Batista Honório e o atual presidente João Seno.
As falas de Batista Honório, que conhece muito bem seus colegas, são bastante elucidativas quanto ao caráter e as atitudes de seus pares:“Acho que o movimento sindical tem que mudar de rumo. Não dá para o sindicalista receber pela categoria e não trabalhar”, ironizou. “A atual direção não aceitava a chapa 2, de oposição. Eles querem se perpetuar no poder. O Sindicato deve ter independência e autonomia. Mas agora tem interferências de pessoas de fora. Os deputados vieram do movimento sindical, opinam, mas não podem aparelhar. Não dá para o sindicato ser extensão de gabinete parlamentar”.
Para bom entendedor, poucas palavras (no caso, aqui, muitas) bastam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário