25/01/2009

A água no piauí rejuvenesce?

Mulheres centenárias, no Piauí, vivem para ver até a sexta geração

Os veículos devem ser levados ao pátio da Strans para serem vistoriados por técnicos

Orlando Portela

Nos dias atuais, onde apesar da evolução da saúde e dos meios de fazer as pessoas viverem muito mais, quem chega aos 100 anos no Piauí é considerada uma pessoa de sorte, principalmente pelo fato de poder acompanhar pelo menos quatro outras gerações de parentes. Em José de Freitas, uma mulher de 105 anos está vivenciando a chegada da sua sexta geração.




Carolina Maria da Conceição, chamada carinhosamente de "Vó Caú", mora na Rua Raimundo Nonato Sampaio, 304, no centro da cidade. Mãe de 12 filhos, sendo que 11 ainda continuam vivos, "Vó Caú" nunca extraiu um único dente na vida e os próprios filhos, netos e irmãos, dizem que vários dos seus filhos são de pais diferentes, o que é considerado raro para uma mulher cuja juventude aconteceu na primeira metade do século passado quando o mundo ainda era ultraconservador.

A senhora centenária já começa a demonstrar os primeiros sinais de esquecimento, não anda mais, mas ainda reconhece os parentes mais próximos e gosta muito de comer e vez por outra é pega cantando antigas músicas e brigando, como se tivesse reclamando de crianças. Na semana passada parte da família se reuniu na residência de "Vó Caú" . Foi uma confusão de parentes procurando identificar que grau de parentesco tinham com a centenária senhora.

Nenhum comentário: