16/12/2008

Enviado por Patu Antunes, blogueira de Barcelona

Os três reis magos, os únicos com emprego garantido em 2009

O que a Espanha espera para 2009 é única e certamente sair desse atoleiro que parece sem fim. É um desejo e tanto, considerando que todos os abutres da grande economia, a começar pelo FMI, estao "aconselhando" que nos preparemos para o pior - porque é no fundo do poço que vamos chegar! Viva 2009!!!

A falta de trabalho que já está atrapalhando o sono de muita gente, só nao é problema para os três reis magos, personagens mais famosos aqui que o papai noel. Eles vao ter MUITO o que fazer no dia 6: dar doces às crianças e evitar que os adultos desesperados se suicidem, por exemplo.

Em todas as casas, a listinha de pedidos para Baltazar, Melquior e Gaspar mudou radicalmente de natureza. Antes, a lista de um adulto começava com "comprar um apartamento", mesmo que isso significasse uma dívida até os 99 anos. Agora a lista começa com "livrar-se do apartamento". A casa própria virou um fardo, uma praga, uma maldiçao. A palavra hipoteca, hoje, é sinônimo de que você é um loser idiota que caiu no conto de que banco é bom. Banco bom é banco morto, oras.

Outro item da lista diz respeito ao nível de compra dos produtos do chamado "grande consumo", como o que fazemos nos supermercados e Zaras da vida. Se antes pedíamos aos três reis que nao nos faltasse o jamón de cada dia, com direito a um bom Rioja ou Penedés (pra fazer uma média aqui com a regiao), hoje um pai ou mae de família implora que o Dia ou o Mercadona (antes, os supers da classe média remediada e dos pobrinhos) também nao fechem as portas. Ao invés de um vistoso pata negra na lista dos reis, um serrano já está mais que bom.

A pobreza geral da naçao está assustando a tal ponto que cobrar o seguro-desemprego, que antes signifcava ter sido presenteado com uns oito meses de férias, hoje é um sinal de que você está ferrado. Com a perspectiva de pelo menos mais 12 meses de dureza pela frente, o jeito é esticar esse dinheirinho ao máximo. Assim, se antes a lista de desejos para 2009 continha aqueles detalhes que fazem a vida mais feliz, como, por exemplo, encontrar os amigos, sair para jantar, fazer ioga, passear na montanha, viagenzinhas românticas... a nova lista da nova economia fracassada é taxativa: proibido o "supérfluo". As companhias aéreas já estao sentindo o tranco (-30%). O pequeno comércio e hostelaria, também. Nem precisam mais da mao-de-obra barata do terceiro e quarto mundos...

Enfim, quem tem trabalho garantido nesse 2009 sao mesmo os reis magos, o coelho da Páscoa e o Sant Jordi. Só eles, e muita imaginaçao, para fazer a gente aguentar os absurdos desse sistema cretino. Se serve de consolo, hoje o BBVA anunciou que perdeu 300 milhoes com o salafrário das pirâmides de Wall Street. Isso, sim, é um desejo pessoal para 2009: que limpem os parasitas da face da Terra.

Nenhum comentário: