Ismar Tavares pode aceitar convite de Sílvio Mendes
Foto: Rômulo Maia/Acessepiauí
Ismar Tavares, o "laranjão" das eleições em Teresina
O candidato do PCB à prefeitura de Teresina, Ismar Tavares, confirmou na manhã de hoje ao Acessepiauí que vai discutir com seu partido, ainda hoje, para saber qual será o posicionamento em relação ao convite que o prefeito reeleito Silvio Mendes fez a ele, dizendo que o chamaria para conversar e sinalizando uma possivel composição em seu governo.
Silvio Mendes elogiou ontem Ismar Tavares ao conceder sua primeira entrevista como prefeito reeleito e declarou que iria chamar o comunista para conversar, “por acreditar que ele tem propostas interessantes para desenvolver na capital”.
Ismar Tavares confirmou também que ligou para o Silvio Mendes após o resultado das eleições em Teresina para parabenizá-lo pela vitória.
PCB não pode se deixar cair no canto da sereia
Os partidos PSTU e PSOL fizeram um chamado ao PCB no sentido de uma aliança na Frente de Esquerda Socialista, em Teresina, o que não foi aceito pelos comunistas. O argumento era de que, em nível nacional, o Partidão estaria seguindo a orientação de marcar sua sigla e se projetar, futuramente, nas eleições de 2010.
Mesmo não concordando com essa orientação política, a Frente de Esquerda respeitou a decisão e buscou ter o PCB como aliado para, inclusive, após as eleições voltarem a se unir em um embate contra as políticas capitalistas do governo Lula e seus aliados. Contudo, mal iniciada as primeiras aparições do candidato do PCB em Teresina, Ismar Tavares, se percebeu que a sua candidatura estva mais voltada para uma provável ida para uns dos partidos governistas ou da direita tucana.
Ismar, em todo os embates públicos, se negava a fazer críticas aos tucanos e ao petista Nazareno Fonteles. Ao contrário, aqui e ali, ainda se permitia a fazer elogios aos programas do PSDB e do PT. Sua campanha ficou, o tempo todo, somente na divulgação de propostas nacionais.
E, já do meio para o fim da campanha, Ismar Tavares fez da Frente de Esquerda Socialista (PSOL/PSTU) seu alvo de críticas. Segundo o neocomunista, tanto as candidaturas do PSOL/PSTU e do PCO, Lourdes Melo, seriam caricaturas e rancorosas. Isso porque tais candidaturas se preocupavam mais em "bater" nos candidatos do PSDB e do PT do que em mostrar suas propostas pa Teresina. Reproduzindo, assim, o discurso da direita contra as candidaturas de esquerda.
Mas, na verdade, a máscara caiu. A todo momento, Ismar estava mesmo era valorizando o seu passe para uma possível ida para um dos partidos da base governista, até mesmo o PT, ou para o próprio PSDB. A matéria acima, do acessepiauí, nos dar, então, razão das nossas avaliações em relação ao neocomunista Ismar Tavares, que nunca esteve à frente de uma luta sequer dos/as trabalahdores teresinenses. Ao contrário do PSTU, PSOL e PCO, mesmo com todas as nossas divergências.
Esperamos que os/as militantes honestos/as que estão dentro do PCB não sejam levados ao canto de sereia de Ismar e do PSDB. Sabemos que não é unânime no Partidão, em Teresina e, mesmo, nacionalmente, esse alinhamento político entre o PCB e os partidos de direita. Deixem, se quiser, Ismar voltar para onde nunca deveria ter saído: para o esquecimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário