24/06/2008


Conlutas no Piauí realiza debate sobre as teses que irão ser debatidas em Betim (MG)

Foi realizado no auditório do SINDSJUS-PI, no dia 21 de junho, sábado, das 9h às 13h, a prévia de debates sobre as diversas teses que estarão sendo discutidas no I Congresso da Conlutas, que será realizado em Betim, MG, dos dias 3 a 6 de julho.

Estiveram presentes mais de 35 delegados(as) e observadores(as), das mais variadas entidades como o próprio sindsjus-pi, o sindcefet, a adcesp, adufpi, resistência camponesa, oposição sinte-pi, urbanitários, servidores(as) municipais e agentes de saúde, estudantes, desempregados(as) e militantes de movimentos populares. Por lá passaram outras entidades convidadas como a Cáritas regional e a Intersindical, que saudaram o evento e desejaram aos(às) delegados uma boa discussão. Esperam tais entidades que os(as) delegados(as) aprovem resoluções que avancem na retomada da organização da classe trabalhadora brasileira e um calendário de lutas.


O evento foi aberto com uma exposição de conjuntura nacional e um panorâma da economia mundial proferida pelo Prof Dr José Menezes Gomes, atual tesoureiro do ANDES-SN, que demonstrou que a crise norte-americana já se faz presente no Brasil e que as políticas monetárias implementadas pelo governo Lula não estão dando conta dessa crise. Podendo ser notada na alta dos preços dos alimentos e no litro do petróleo.

A perspectiva é a de consolidação da Conlutas como ferramenta de organização e luta da classe trabalhadora no país. A primeira a se firmar como alternativa à CUT, que hoje está degenerada e alinhada às políticas neoliberais e ao governo Lula, a Conlutas busca a unidade com a Intersindical por entender que com isso a resistência aos ataques do imperialismo e dos governos neoliberais juntos aos trabalhadores e à população mais carente poderá ser mais fácil debelada.

A saída da delegação piauiense está programada para o dia 30 de junho. Estão inscrito ao congresso mais de 40 delegados(as) e observadores(as). Desejamos a todos e todas que estarão no congresso da conlutas nacional, mais de 5 mil trabalhadores(as), um bom congresso!

Nenhum comentário: